A sua rede de lojas está preparada para a Black Friday?

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Grande parte dos consumidores aproveitam esse período de promoções para comprar produtos que estão há algum tempo desejando. Então, esta é uma ótima oportunidade para você varejista investir na Black Friday e alavancar suas vendas. Quer saber como? Continue a leitura do nosso artigo.  

A Black Friday é uma das datas mais importantes e lucrativas para o comércio, uma vez que, traz grandes oportunidades de vendas para os varejistas, que aproveitam essa data para criar promoções especiais para os consumidores, queimar o estoque e renová-lo para o próximo ano.

Promoções: Redenção ou Perdição para o Varejo! – Parte I

Mesmo em um cenário econômico ainda instável, a projeção de vendas é positiva tanto no PDV quando no e-commerce. Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) estima-se que, neste ano de 2018, cerca de 91% dos consumidores brasileiros pretendem fazer uma compra durante a Black Friday. Diante deste número positivo, os varejistas devem estar preparados e atentos a pontos importantes, descritos logo abaixo:

Planejamento A sua rede de lojas está preparada para a Black Friday?      Gestão & Planejamento

Esse é o ponto mais crucial para o sucesso na Black Friday. Para evitar problemas, é necessário pensar, repensar, planejar e replanejar para uma boa organização do plano de ação a ser realizado.

Uma boa gestão e planejamento evitará que erros técnicos, logísticos e promocionais sejam cometidos, além de que possíveis falhas e soluções sejam propostas de forma antecipada.

O planejamento contribuirá ainda, categoricamente, para a  assertividade das suas ações promocionais, assim como para a satisfação de seu cliente em receber um serviço de pré-venda, venda e pós-venda de qualidade.   

Sale A sua rede de lojas está preparada para a Black Friday?      Promoções de vendas

Como a Black Friday é sinônimo de ofertas e promoções, é necessário que você planeje quais tipos de promoções oferecerá ao consumidor e investir fortemente nelas.

O consumidor atual é moderno e antenado, ele realiza pesquisas incessantes na internet, PDV, aplicativos e tantos outros canais para achar o produto que deseja, com melhor preço, forma de pagamento e entrega. Lembre-se, o consumidor agora é omnichannel.

Promoções como: descontos progressivos, brindes, compre um e leve dois, entre outros, fazem muito sentido nesse período. Porém, invista em promoções que estejam realmente conectadas à sua proposta de negócio e ao perfil de seu consumidor.

Estoque A sua rede de lojas está preparada para a Black Friday?     Estoque

É na Black Friday que muitos varejistas aproveitam para queimar aquele produtos que não foram vendidos durante o ano e renovar o estoque.

Dessa maneira, é muito importante conhecer de fato o perfil de seu consumidor, como ele se comporta e o histórico de vendas de suas lojas nos anos anteriores. A partir do cruzamento desses dados, você poderá se concentrar nos produtos mais vendidos. Ter essas informações em mãos é fundamental para trabalhar com números mais precisos para não errar em seu planejamento.

É muito importante planejar suas vendas com base nas quantidades de produtos que você tem no estoque, e não frustrar seu cliente por não ter mais o produto. Assim, mais do que vender, é necessário ofertar uma boa experiência ao consumidor para que ele possa retornar futuramente.

Logistica  A sua rede de lojas está preparada para a Black Friday?      Entrega e logística

Neste período de promoções, a tendência é que seu número de compras aumente bastante, principalmente nos canais digitais.  Mais uma vez, o planejamento é necessário, pois, para que o cliente esteja satisfeito com seus serviços, ele deve receber o produto dentro do prazo informado no ato da compra, ou ter a opção de retirar o produto exato adquirido na internet na loja escolhida.

O processo de entrega e logística é muito importante para a efetividade de sua ação promocional de Black Friday. Ele deve estar alinhado e preparado para o aumento repentino nas demandas. Portanto, tenha sempre uma solução prática para eventuais problemas na entrega ou retirada do produto. Isso evita o estresse e frustração do cliente caso ocorra alguma falha.

Tecnologia A sua rede de lojas está preparada para a Black Friday?      Tecnologia e controle

A tecnologia é um dos principais pilares para seu sucesso na Black Friday. Para o varejista, um bom software de varejo completo e robusto, pode tornar mais fácil e eficiente o controle de suas promoções, reduzindo tempo e esforço com questões que podem ser facilmente automatizadas por um ERP.

  • Trabalhe com seus históricos de dados para ações mais assertivas;
  • Automatize seus processos de ofertas e promoções;
  • Utilize a inteligência artificial para otimizar seus resultados;
  • Tenha um controle efetivo de suas vendas, estoque e logística;
  • Integre todos os seus canais de comunicação e vendas com o OmniChannel;

Leia também: 5 dicas para os varejistas aproveitarem a Black Friday

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