Como plataformas de ensino a distância e acesso ao conhecimento estão transformando a operação do Varejo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Untitled 3 Como plataformas de ensino a distância e acesso ao conhecimento estão transformando a operação do Varejo

 

Caro amigo varejista, vamos combinar uma coisa: velocidade, capilaridade, competitividade, produtividade e monitoramento não precisam ser palavras assustadoras para a operação do seu negócio. Com as plataformas e serviços da Nérus focados na Gestão do Conhecimento, tais receios se transformarão em diferenciais para o seu negócio, acredite!  

Todas as empresas buscam agilizar os processos e aumentar a eficiência de sua operação, e um dos pilares para promover a mudança necessária é o investimento em treinamento das equipes. E não seria diferente no backoffice varejista e nas lojas.

Negócios com alta capilaridade, como é o caso do varejo operando com lojas em diferentes localidades, possuem diversos desafios quando o assunto é comunicar, capacitar e disseminar conhecimento para a operação diária. Deslocar funcionários ou prestadores de serviços para locais específicos a fim de realizar treinamentos gera um custo exorbitante, cada vez mais incompatível com o cenário competitivo e de custos enxutos. Por este motivo não só o varejo, mas diversos segmentos do mercado, escolhem o EAD (ensino à distância) como solução para minimizar os impedimentos encontrados. O EAD veio para facilitar a logística, chegar até a ponta, multiplicar conhecimento com menor custo, flexibilizar o plano de treinamentos dos RHs e reduzir o drástico impacto do turnover característico deste segmento.

Investimos na estruturação do Nérus Mind (base de conhecimento técnico) e no Nérus EAD para que nossos clientes adotem em definitivo as plataformas de conhecimento acessíveis remotamente, independentemente do porte ou segmento da sua rede de lojas. Dados importantes que comprovam a experiência positiva de vários segmentos do mercado ao utilizarem ferramentas de ensino à distância:

  1. Redução de custos relacionados à capacitação

Comparados ao modelo convencional presencial, os treinamentos online apresentam uma economia de até 70% devido à redução de gastos, tais como hospedagem, deslocamento, espaço físico, hardware, horas pagas ao instrutor contratado ou horas consumidas de um funcionário alocado na tarefa. O modelo online democratizou o consumo de treinamentos, uma vez que existem opções para todos os portes de negócio, acessíveis em termos logísticos e financeiros. O Nérus EAD oferece hoje diversos treinamentos gratuitos sobre o ERP Nérus, assim como a equipe de Gestão do Conhecimento auxilia os clientes na estruturação de trilhas personalizadas conforme o perfil do cliente. Competitividade através do conhecimento com custo acessível!

  1. Modelo didático flexível e monitorado

O modelo online permite a aplicação de recursos educacionais mais adequados à velocidade exigida pelo varejo, tais como a utilização de vídeos demonstrando a prática no Nérus e um sistema de avaliação acoplado aos conteúdos que consolida o conhecimento. A “humanização” através de um discurso simples e objetivo nos vídeos de demonstração do sistema aproxima o usuário da realidade, indo direto ao ponto importante para nossos clientes: fazer o processo de venda acontecer! O uso do microlearning (vídeos de 5 a 10 minutos de duração) permite que o cliente Nérus se organize visando o menor impacto na rotina de trabalho, além de ser menos cansativo e monótono para o aluno, e acompanhe o desempenho da equipe em capacitação através de relatórios. Capilaridade e flexibilidade, o melhor dos mundos para o varejista que não quer perder vendas!

  1. Resultados rápidos

Se o aluno dita seu próprio ritmo de aprendizado, seguindo a trilha de aprendizagem conforme sua necessidade, conseguimos através do modelo Nérus EAD + Nérus Mind ofertar aos nossos clientes a possibilidade de capacitação “imediata”. A possibilidade de qualificar profissionais sem a necessidade de um treinamento presencial proporciona resultados muito mais rápidos. Quando liberamos novos conteúdos, seja um curso online ou um novo documento técnico, os mesmos estão imediatamente disponíveis para nossos clientes, exigindo apenas a liberação de acesso às plataformas e/ou matrículas. Esta flexibilidade e agilidade se aplicam também na solução de outro grande problema nas redes varejistas: o turnover e a contratação constante de novos funcionários. Assim que contratado, o novo funcionário de um cliente Nérus tem acesso imediato ao conhecimento sobre o sistema, podendo se capacitar até mesmo antes mesmo de começar oficialmente suas atividades. Velocidade e produtividade para responder às demandas do mercado.

Reconhecendo que a capacitação dos seus funcionários é acompanhada de uma vantagem competitiva, nossos clientes também precisam garantir que as oportunidades de aprendizagem sejam escaláveis por toda a rede de lojas. Para isso, desenvolvemos o Nérus Mind e o Nérus EAD, oferecendo acesso eficiente ao conhecimento em diferentes formatos em qualquer local com acesso à Internet, disponível 24h / 7 dias por semana e, principalmente, com um excelente custo benefício para nossos clientes. Nérus, para o comando do conhecimento no varejo!

clientes 1024x512 Como plataformas de ensino a distância e acesso ao conhecimento estão transformando a operação do Varejo

Por Ana Carolina Prado, coordenadora da Gestão do Conhecimento Nérus.