Dicas de vendas no varejo: desvende os 4 principais mitos

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Desvende os 4 principais mitos da vendas do varejo Dicas de vendas no varejo: desvende os 4 principais mitos

 

O processo de vendas no varejo é uma das formas mais antigas de fazer negócios. Por isso mesmo, possui uma série de mitos associados à sua prática.

Eles não seriam um problema se não fossem levados a sério pelos empresários. Com isso, eles acabam deixando de fazer o que é melhor para a sua empresa por terem uma ideia equivocada a partir destes mitos.

Veja a seguir nossas dicas de vendas no varejo. Elas indicam quais são os 4 principais mitos do varejo e aprenda por que você não deve segui-los na sua empresa!

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4 dicas de vendas no varejo: conheça os mitos que você precisa deixar de praticar!

Ao desenvolver sua estratégia de vendas no varejo, muitos empreendedores acabam tomando decisões erradas, por acreditarem em certas “verdades”.

Confira nossas dicas de vendas no varejo e descubra que esses mitos podem atrapalhar seu negócio. Abandone essas práticas e veja como aumentar vendas no varejo com muito mais facilidade.

Dicas de vendas no varejo – MITO #1: O gado só engorda com o olho do dono

A presença do dono é importante, principalmente no começo de vida do negócio, quando os processos de vendas ainda estão se consolidando e a equipe é reduzida.

Depois, especialmente quando a intenção é expandir o mercado, é necessário aprender a delegar e selecionar bons parceiros.

O “olho do dono” só funciona quando o negócio ainda é pequeno. E, muitas vezes, as empresas acabam deixando de crescer porque o empresário tem medo de perder o controle. Mas, na verdade, ele não da conta de tudo e acaba por não controlar nada.

Mire-se no exemplo das maiores empresas de varejo do mundo: todas possuem uma intrincada rede de administração, que vai do presidente até o gerente da loja.

Dicas de vendas no varejo – MITO #2: Em time que está ganhando não se mexe

Essa frase também é um clássico popular, mas ela está bem longe de ser verdade do dia a dia empresarial.

Quando um time está ganhando, surge a melhor oportunidade de trazer novas peças e testar profissionais diferentes. Pois a empresa passa por um momento mais tranquilo e estruturado.

Por outro lado, quando ela passa por uma crise ou está em um momento de processos confusos, uma mudança na equipe ou a adição de um novo funcionário pode tornar as coisas ainda mais difíceis. Por isso, saiba enxergar o momento certo de realizar mudanças na empresa.

Dicas de vendas no varejo – MITO #3- Quem tem mais clientes, vende mais

Outro mito muito popular no mundo das vendas é o de que, para vender muito, é preciso abordar muitos clientes.

E mais: quanto mais clientes forem abordados, mais vendas acontecerão. Isso podia até fazer sentido há algumas décadas. Mas, hoje, com as novas tecnologias e o surgimento de diferentes canais de vendas, a história vem mudando.

A abordagem do vendedor não é mais a única forma de o cliente comprar.

Hoje, no lugar de pensar em atrair o maior número possível de clientes, a empresa deve focar em leads qualificados. Ou seja, pessoas que tenham o perfil de compra da sua loja, que se interessem pelo seu tipo de produto e tenham uma grande chance de realizar a compra e se fidelizar.

Dicas de vendas no varejo – MITO #4- É preciso insistir para vender

Este é um mito que nasce na mesma época do anterior, quando a abordagem do vendedor era a única maneira que um cliente poderia realizar uma compra. Os tempos mudaram. Hoje o cliente possui outros canais e está muito mais bem informado.

Com isso, o comportamento do “vendedor pitbull”, aquele que não descansa enquanto não fechar a venda, é visto cada vez mais de uma maneira antipática e invasiva.

Em vez de treinar a sua equipe de vendas para ser insistente, foque na gentileza dos profissionais e na capacidade de dar informações e tirar dúvidas sobre os produtos.

Conclusão: use a informação para tomar decisões!

Na hora de pensar em sua estratégia de vendas, não acredite em tudo que te falam!

O empresário do varejo deve atuar de modo racional, fazendo as escolhas que sejam as mais adequadas para o sucesso do seu negócio.

Para isso, é essencial eliminar do dia a dia os mitos do varejo. Por mais que eles possam ter sido úteis no passado, o processo de vendas, atualmente, é baseado em satisfazer as necessidades e desejos dos clientes.

Por isso, conheça-os profundamente, com ajuda da tecnologia e sistemas de vendas. Afinal, não tem como alavancar vendas no varejo sem entender exatamente o que seu consumidor deseja.

E você, quer compartilhar algum outro mito sobre as vendas no varejo? Deixe seu comentário!

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