6 dicas para aumentar as vendas no varejo que você pode usar imediatamente

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52 6 dicas para aumentar as vendas no varejo que você pode usar imediatamente

Em um mercado altamente competitivo, onde os produtos e preços são muito parecidos, você deve buscar diferenciais que fujam do comum e atraiam a atenção dos clientes. Assim, um bom atendimento, por exemplo, ou saber como manter um bom relacionamento com o cliente pode fazer toda diferença.

A forma como você atende o seu cliente pode ser o seu maior diferencial. E isso demonstra que a sua loja é a melhor alternativa.

Conheça 6 dicas para aumentar as vendas no varejo que preparamos para você melhorar o atendimento ao cliente e aumentar as suas vendas.

Antes de ler nossas dicas para aumentar as vendas no varejo, confira este vídeo do palestrante André Ortiz:

Leia mais: 5 dicas dicas para vender mais no varejo e recuperar o desempenho “daquela filial”

6 dicas para aumentar as vendas no varejo

Confira estas estratégias para aumentar vendas no varejo. São providências práticas que você pode iniciar em sua empresa rapidamente.

1- Capacite sua equipe constantemente

Existem diversos perfis de clientes e cada um deve ser tratado de uma maneira diferente. Por isso mesmo é que a sua equipe de vendas precisa de capacitações constantes.

Assim, você traz novas habilidades interpessoais e de negociação, visando sempre promover um atendimento de excelência.

Portanto, somente o treinamento constante ajuda a lapidar a equipe e motivar a todos no alcance das metas. A sua equipe está treinando ou só jogando?

2- Humanize seu atendimento

Não importa se você tem um comércio físico ou online. É importante que você humanize o seu atendimento.

E o que isso significa? Significa que os clientes querem ser compreendidos e atendidos em suas necessidades, de preferência com a maior rapidez possível.

Dessa forma, coloque pessoas para lidar com pessoas e evite inserir muitas barreiras para que o seu cliente chegue até um representante da sua empresa. Contrate sempre pessoas que gostam de servir, gente que gosta de gente!

Fique atento com os sistemas de SAC com URA (Unidade de Redirecionamento Audível, também conhecido por atendimento eletrônico), eles são eficazes, mas também podem tirar a paciência do cliente.

3- Ouça o seu cliente (mas ouça de verdade!)

Esta é uma das mais importantes dicas para aumentar as vendas no varejo.

Entender quais são as reais necessidades dos seus clientes permite que você aprimore o seu atendimento e possa aumentar suas vendas com ofertas personalizadas. Dessa forma, eles são preparadas exclusivamente para cada pessoa que se interessa pelos seus produtos.

Coloque a tecnologia no varejo a seu favor e faça o monitoramento das interações dos clientes com a sua marca. Monitores telefonemas, visitas ao site ou blog.

Recolha o máximo de informações para que você possa conhecer verdadeiramente quem é o seu cliente.

4- Centralize as informações em um único lugar

Quem lembra dos famosos fichários de clientes, cada um com uma ficha de papel e informações importantes anotadas?

O varejo evoluiu e com ele a gestão de clientes. Ter um sistema de CRMé imprescindível.

Ele reúne todas as informações disponíveis sobre a sua clientela e oferece mais do que um repositório de dados. Mas também filtros inteligentes, que permitam a combinação de dados estratégicos para que você extraia insights significativos para melhorar o seu atendimento.

Cada vez mais temos uma gama enorme de produtos de tecnologia sendo oferecido no mercado. E um deles pode ser o ideal para você planejar sua estratégia de vendas no varejo.

Leia também: Como uma gestão de clientes pode me ajudar a vender mais?

5- Mantenha seus clientes informados

Relacionamento é tudo quando você busca aumentar vendas. Usando as informações coletadas e armazenadas no seu CRM, você pode traçar estratégias para aumentar vendas no varejo.

Mantenha seus clientes atualizados, com informações pertinentes sobre a sua marca e seus produtos.

Você pode ainda gerar engajamento através de informativos sobre o seu mercado, dicas e tutoriais sobre produtos e também aproveitar para fazer pesquisas de satisfação, que são importantíssimas para que você saiba se está no caminho certo.

6- Tenha vários canais de atendimento ao cliente

Conforme a tecnologia avança, precisamos nos adequar aos novos hábitos dos consumidores, como o uso das redes sociais para estabelecer uma comunicação aberta com as marcas.

Se o seu varejo ainda não está presente nessas plataformas, é hora de pensar em inovar e partir para um novo tipo de relação com seus clientes — mais próxima e focada no diálogo de duas vias.

Mas não é apenas nas redes sociais que você deve atender aos seus clientes. Mantenha sempre uma linha telefônica disponível, e-mails de contato e quem sabe até um chat online para que as pessoas possam tirar dúvidas.

Quanto maior a sua presença online, maiores as chances de aumentar vendas.

Achou que as dicas para aumentar vendas no varejo tinham acabado? Confira mais algumas nesta apresentação de Slides:

Segundo a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, 61% dos consumidores preferem um bom atendimento a preços mais baixos. Coloque essas dicas em prática e veja suas vendas aumentarem!

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