Como aumentar as vendas no Natal: aproveite essa oportunidade!

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Quando chega a época das festas, é a hora de achar maneiras de como aumentar as vendas no natal!

Se por um lado seu ano possa ter sido difícil, chegou a grande oportunidade para “tirar a diferença”, e buscar a confiança e motivação da equipe para os próximos meses.

Vender também é uma questão de motivação. E motivação é nada mais do que criar Motivos para a Ação! Profissionais de Vendas que estão desmotivados sempre tendem a potencializar as baixas em momentos não favoráveis.

Mas o momento será favorável: o Natal sempre renova as esperanças de todos! Então, não deixe de aproveitar, e muito bem, essa data. E a melhor fórmula é estar preparado para colher os frutos.

Com a proximidade do Natal, várias promoções vão surgir, movimentando o varejo. A Black Friday é uma delas. Por isso, algumas dicas para vender no Natal são cruciais na hora encarar de frente o aumento do movimento de clientes.

Veja também: A sua rede de lojas está preparada para a Black Friday?

4 dicas de como aumentar vendas no Natal e se preparar para atender aos clientes

Não basta saber como aumentar as vendas no Natal. É preciso estar com a loja, estoques e equipes preparados para o aumento do movimento!

Veja dicas de como se preparar para as vendas de Natal sem deixar de atender as necessidades do consumidor.

Confira em nosso blog: Como manter um bom relacionamento com o cliente: tudo que você precisa saber para aumentar suas vendas

1- Conhecimento do produto

Ter conhecimento de produto, continua e continuará sendo o grande trunfo de todo profissional de vendas.

Ainda que a época não apresente uma correria maior por parte do cliente, isto não quer dizer que o cliente não precisa escutar tudo que o vendedor tem a dizer.

Quando o profissional de vendas demonstra o conhecimento do produto, ele transmite confiança para o consumidor final. Na verdade, não tem como aumentar vendas no natal sem uma equipe bem informada sobre seus produtos e serviços.

2- Equipes de apoio

Equipes de apoio para lojas com alto tráfego de clientes são grandes e ótimas soluções para evitar uma possível desmotivação por parte da equipe de vendas. Assim, quem está tendo finalmente “a sua hora” de ganhar dinheiro pode focar nas vendas!

Vendedores extras no Natal são importantes. Mas quanto mais vendedores extras passam a integrar a equipe, maior será a divisão da venda (mesmo considerando que a venda subirá).

Equipes de apoio podem fazer com que o aumento do quadro de vendas seja menor, e mesmo assim permitir que as vendas não sejam perdidas.

3- Taxa de conversão

Todos os anos milhares de vendas são perdidas no Natal. Momentos em que desfrutamos de muitas oportunidades, tendemos a não nos esforçar tanto nas vendas. Isso acontece por já estarmos de olho no próximo cliente que acaba de entrar.

Isso é um erro! Aquela venda vai fazer falta durante o próximo ano.

Fidelize, cative os clientes e aproveite a oportunidade para ampliar a sua base de clientes, pois isso será de grande importância para vencer os meses de menor fluxo de pessoas nas lojas depois das festividades natalinas.

4- Preparação

A preparação é tudo. O esforço foi feito para colocar o cliente dentro da loja. Perder uma venda por motivos fúteis que seriam resolvidos com uma dose simples de planejamento, preparo, e prevenção é realmente inaceitável no ambiente em que o varejo está inserido.

Procure antever todos os desejos dos clientes e os motivos que podem fazer com que ele desista de uma compra. Essa é uma ótima maneira de como aumentar vendas no Natal.

Conduzir reuniões com todos da equipe para discutir o aprimoramento dos procedimentos que atrapalham a venda pode ser uma solução simples e muito eficaz.

Não sabemos quanto custa uma venda perdida. Mas sabemos que o prejuízo não se limita apenas aquele atendimento. Há também clientes que teriam retornado, teriam feito uma bela propaganda favorável da loja ou do profissional que o atendeu ou ainda da marca do produto adquirido.

Daí a importância de converter, trazer mais um cliente para a casa!

E quem tem essa função é o profissional de vendas. Dessa forma, o papel do lojista é oferecer o melhor preparo técnico para a sua equipe. Aqui, não tem jeito, é treinar, treinar, treinar, cobrar, cobrar, cobrar… Até que isso se torne parte da cultura da equipe.

Portanto, foque na preparação do Natal. Planeje criteriosamente cada fase para aproveitar melhor essa data e treine com força a sua equipe. O seu varejo vai agradecer! Não tem como aumentar as vendas no natal sem treinamento!

Lembre-se: grandes Lojas geram Trafego, mas grandes Equipes geram VENDAS!

Se você gostou dessas dicas para vender no natal e desejar aprofundar um pouco mais nesse assunto entre em contato comigo e vamos conversar. Boas Vendas e até a próxima!

Lúcio Margaronis

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