3 campanhas motivacionais para equipes de vendas que você pode criar hoje mesmo

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Como você motiva sua equipe de vendedores?

Normalmente, comissões de vendas e bônus por bater metas mensais, trimestrais ou anuais são a mais tradicionais maneiras de motivar vendedores. E isso funciona muito bem!

Mas existem outras!

E se você deseja fazer uma acção pontual em uma data especial do varejo (vendas na Black Friday, por exemplo), ou atrair público na inauguração de uma nova loja, ou mesmo estimular a venda de algum produto de seu interesse, acrescentar outras campanhas motivacionais para equipe de vendas ao seu repertório pode ser bastante útil.

Neste posts, você vai ver 3 ideias simples e práticas de como fazer uma ação motivacional desse tipo. Confira!

Leia também: Como funciona a comissão de vendas e como fazer funcionar melhor ainda

Além de valores em dinheiro e prêmios desejados pela equipe, como viagens e eletrônicos, existem outras formas de motivar seus vendedores.

Confira este infográfico da Siteware com algumas ideias:

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3 campanhas motivacionais para equipe de vendas

1- Campanha motivacional de 1 dia: Jantar com acompanhante

Para esta campanha relâmpago dar certo, é preciso que o líder da equipe de vendas faça uma pequena encenação, logo pela manhã, quando chegar.

Ele chama todos os vendedores para uma reuinão e começa a descrever o restaurante onde foi jantar com um cliente na noite anterior.

Ele fala maravilhas do lugar, seus pratos, o serviço, a elegância, a variedade. Pode até mostrar algumas imagens no celular (se realmente tiver ido ao local). Em dado momento, depois de deixar toda equipe babando, ele diz:

– Gostei tanto do lugar que decidi que um de vocês também merece jantar lá, hoje!

Aí, propõe uma meta ou desafio para a equipe. Pode ser quem vender X reais primeiro, ou quem vender aqueles produtos que estão meio parados no estoque, quem conquistar três novos clientes primeiro, ou outra meta que seja bastante pontual e que a empresa quer resolver logo.

Aquele vendedor que cumprir o desafio, irá jantar com um acompanhante no restaurante descrito pelo chefe.

Que acha? Quer experimentar?

2- Campanha motivacional de 1 semana: Troca prêmios

Você define 5 metas individuais para a semana e escolhe 5 prêmios diferentes.

Os prêmios não estão diretamente relacionados a metas específicas. O primeiro vendedor que atingir uma das metas escolhe o prêmio que preferir.

Por exemplo, você define como metas:

  1. Retomar três clientes antigos perdidos,
  2. Vender X reais do produto tal,
  3. Bater a meta mensal antes do final da semana,
  4. Abordar tantos clientes,
  5. Fazer Y demonstrações de um produto.

Note que nem todas as metas se referem à vendas, mas algumas delas são operacionais. Essa também é uma maneira de como treinar a equipe vendas. Assim, ela percebe que se fizer as tarefas de um vendedor direito, suas vendas tendem a aumentar.

Bem, você também precisa escolher 5 prêmios. Escolha coisas bem variadas e que não afetem a lucratividade de seu negócio, por exemplo:

  • Aparelho de TV 4K
  • Smartphone
  • Final de semana em um hotel legal de uma cidade vizinha
  • Notebook
  • Laptop

Você pode escolher outros prêmios, como cursos de capacitação ou de inglês, presenciais ou online, por exemplo.

Tudo vai depender dos seus objetivo e de sua verba.

Mas como funciona esta campanha motivacional para equipe de vendas, afinal?

É simples: o primeiro vendedor que bater uma meta, escolhe o prêmio que deseja.

O segundo a atingir outra meta, pode escolher o prêmio que quiser, inclusive o prêmio que o outro já escolheu. É, o outro tem que entregar o prêmio para o vendedor que bateu a segunda meta e escolher outro prêmio para si mesmo.

O objetivo é que se algum vendedor atingir logo uma das metas, ele continuará tentando bater outras, para se garantir e continuar com o seu prêmio preferido. E mais um, é claro.

Se você achar que 5 metas é pouco, escolha mais. Algumas mais fáceis, outras mais difíceis, e estimule a competição saudável entre vendedores.

Veja mais sobre gestão de metas: Você já conhece a metodologia OKRS? Ela veio para melhorar e simplificar a gestão das empresas e de seus processos.

3- Campanha motivacional de 1 mês: monte seu prêmio

A terceira de nossas campanhas motivacionais para equipe de vendas é um pouco mais longa e elaborada. Mas ainda muito fácil de ser realizada. E se você quer ter uma equipe motivada por pelo menos um mês, essa pode ser uma excelente ideia.

Escolha um marketplace online que aceite fazer parcerias desse tipo e adquira uma série de cartões para aquisição de produtos online, com diversos valores: R$ 20,00; R$ 50,00; R$ 100,00, R$ 250,00 e R$ 500,00 por exemplo.

Tenha mais cartões com prêmios menores e gradativamente vá diminuindo a quantidade até os prêmios maiores.

Mais uma vez, pense em diversas metas, muitas mesmo! E não se esqueça de algumas metas que sejam também uma maneira de como treinar a equipe de vendas, metas operacionais, como número de ligações.

Os cartões ficam fechados em envelopes, de maneira que o vendedor não sabe que valor vai ganhar. Quando bate uma meta, tem direito a sortear um cartão.

Como alguns têm valores muito baixos, é interessante que você crie muitas metas, para os vendedores poderem ir acumulando um valor relevante. No final do mês, cada vendedor escolhe o prêmio que quiser, em função dos cartões que acumulou.

Além disso, pode haver um prêmio surpresa, no final – de valor considerável – para o vendedor que bateu mais metas. Assim, se um vendedor bater mais metas que os demais, mas teve azar e só sorteou cartões de baixo valor, poderá ser compensado.

E aí? Que achou dessas 3 campanhas motivacionais para equipe de vendas?

Não são boas dicas de como aumentar as vendas no varejo?

Analise quanto pode investir nessas dinâmicas motivacionais, definas os prêmios e as metas e deixe sua equipe mais do que motivada para atingir resultados.

Quer mais dicas de campanhas motivacionais para equipe de vendas?

Então, acompanhe este vídeo do Ricardo Jordão Magalhães:

Como acompanhar os resultados de suas campanhas motivacionais?

Sempre que você criar uma campanha de vendas, principalmente uma mais complexa, como esta última, você precisa acompanhar o resultados.

Isto é, verificar quem atingiu e quem não atingiu a metas de premiação, processar os pagamento, calcular valores etc.

E se você contar com um sistema ERP que integra todas as informações do seu negócio, tudo isso vai ser muito mais fácil. Dessa forma, a cada venda realizada, automaticamente os resultados da campanha são atualizados.

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