Como plataformas de EAD estão transformando o treinamento de varejo

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Caro amigo varejista, vamos combinar uma coisa: velocidade, capilaridade, competitividade, produtividade e monitoramento não precisam ser palavras assustadoras para a operação do seu negócio.

Na verdade, com as plataformas e serviços da Nérus focados na Gestão do Conhecimento, tais receios se transformarão em diferenciais para o seu negócio. Acredite!

Todas as empresas buscam melhorar os processos e aumentar a eficiência de sua operação. E um dos pilares para promover a mudança necessária é o investimento em treinamento das equipes.

E não seria diferente no backoffice varejista e nas lojas. Por isso, veja algumas dicas de como ter excelentes resultados de treinamento no varejo.

Confira: Novo software na empresa? Veja 5 passos que vão ajudar no treinamento do pessoal

Treinamento de varejo

Negócios com alta capilaridade, como é o caso do varejo operando com lojas em diferentes localidades, possuem diversos desafios quando o assunto é comunicar, capacitar e disseminar conhecimento para a operação diária.

Deslocar funcionários ou prestadores de serviços para locais específicos a fim de realizar um treinamento de varejo gera um custo exorbitante. Isso é cada vez mais incompatível com o cenário competitivo e de custos enxutos.

Por este motivo não só o varejo, mas diversos segmentos do mercado, escolhem o EAD (ensino à distância). Dessa forma, é possível minimizar os impedimentos encontrados.

O EAD  veio para facilitar a logística, chegar até a ponta, multiplicar conhecimento com menor custo. E, assim, flexibilizar o plano de treinamentos dos RHs e reduzir o drástico impacto do turnover característico deste segmento.

Investimos na estruturação do Nérus Mind (base de conhecimento técnico) e no Nérus EAD para que nossos clientes adotem em definitivo as plataformas de conhecimento acessíveis remotamente. Com isso, é possível adotar um bom curso online de varejo, independentemente do porte ou segmento da sua rede de lojas.

Veja dados importantes que comprovam a experiência positiva de vários segmentos do mercado ao utilizarem ferramentas de ensino à distância em treinamento de varejo.

1- Redução de custos relacionados à capacitação

Comparados ao modelo convencional presencial, os treinamentos online apresentam uma economia de até 70%. Isso ocorre devido à redução de gastos, tais como hospedagem, deslocamento, espaço físico, hardware, horas pagas ao instrutor contratado ou horas consumidas de um funcionário alocado na tarefa.

O modelo online democratizou o consumo de treinamentos, uma vez que existem opções para todos os portes de negócio, acessíveis em termos logísticos e financeiros.

O Nérus EAD oferece hoje diversos treinamentos gratuitos sobre o ERP Nérus, assim como a equipe de Gestão do Conhecimento auxilia os clientes na estruturação de trilhas personalizadas conforme o perfil do cliente.

Usar curso online na gestão de pessoas no varejo leva a competitividade através do conhecimento, com custo acessível!

2- Modelo didático flexível e monitorado

O modelo online permite a aplicação de recursos educacionais mais adequados à velocidade exigida pelo varejo.

Isso inclui a utilização de vídeos demonstrando a prática no Nérus e um sistema de avaliação acoplado aos conteúdos que consolida o conhecimento.

Esse treinamento de varejo se caracteriza pela “humanização”. Isso se dá através de um discurso simples e objetivo nos vídeos de demonstração do sistema, o que aproxima o usuário da realidade.

Desa forma, se vai direto ao ponto importante para nossos clientes: fazer o processo de venda acontecer!

O uso do microlearning (curso online de varejo com vídeos de 5 a 10 minutos de duração) permite que o cliente Nérus se organize visando o menor impacto na rotina de trabalho.

Assim, além de ser menos cansativo e monótono para o aluno, ele acompanha o desempenho da equipe em capacitação através de relatórios.

Resultado: capilaridade e flexibilidade. O melhor dos mundos para o varejista que não quer perder vendas!

3- Resultados rápidos

Se o aluno dita seu próprio ritmo de aprendizado, seguindo a trilha de aprendizagem conforme sua necessidade, conseguimos através do modelo Nérus EAD + Nérus Mind ofertar aos nossos clientes a possibilidade de capacitação “imediata”.

Nosso treinamento de varejo traz a possibilidade de qualificar profissionais sem a necessidade de um treinamento presencial e proporciona resultados muito mais rápidos.

Quando liberamos novos conteúdos, seja um curso online de varejo ou um novo documento técnico, eles ficam imediatamente disponíveis para nossos clientes, exigindo apenas a liberação de acesso às plataformas e/ou matrículas.

Esta flexibilidade e agilidade se aplicam também na solução de outro grande problema na gestão de pessoas no varejo: o turnover e a contratação constante de novos funcionários.

Assim que contratado, o novo funcionário de um cliente Nérus tem acesso imediato ao conhecimento sobre o sistema. Dessa forma, pode se capacitar até mesmo antes mesmo de começar oficialmente suas atividades.

Resultado: velocidade e produtividade para responder às demandas do mercado.

Leia também: Conhecimento compartilhado para o sucesso do cliente

A capacitação dos seus funcionários é acompanhada de uma vantagem competitiva. Por isso nossos clientes também precisam garantir que as oportunidades de aprendizagem sejam escaláveis por toda a rede de lojas.

Para isso, desenvolvemos o Nérus Mind e o Nérus EAD. Assim, nosso treinamento de varejo oferece acesso eficiente ao conhecimento em diferentes formatos em qualquer local com acesso à Internet.

Portanto, está disponível 24h/7 dias por semana e, principalmente, com um excelente custo benefício para nossos clientes.

Nérus, para o comando do conhecimento na gestão pessoas no varejo!

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O conhecimento é a chave para o sucesso do varejista!

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O conhecimento não é somente um diferencial para seu negócio. Ele é um recurso chave para manter a competitividade frente à forte concorrência do setor varejista.

Por isso a Gestão do Conhecimento tem por objetivo a organização e documentação de forma estratégica de toda a experiência adquirida quanto aos processos internos e externos do cotidiano de uma operação varejista.

Mas para se conquistar uma gestão efetiva do conhecimento, não basta apenas documentar. É também necessário construir uma ferramenta que ajude na construção de programas de capacitação feitos sob medida para a sua empresa.

Essa iniciativa irá promover a autonomia dos funcionários e um melhor atendimento ao cliente. Além de garantir a velocidade que você precisa imprimir nas operações de sua rede de lojas.

Identificamos que a falta de capacitação dos usuários no sistema Nérus era uma das principais causas de insatisfação.

Essa lacuna na capacitação era gerada por um turnover elevado nas funções básicas do varejo (caixa, vendedor, estoquista, entregador, backoffice) e por mudanças naturais nos processos vitais do varejo.

É preciso que a gerência se preocupe em reformular as mudanças necessárias no ERP e garanta o repasse do conhecimento contido da experiência do antigo time.

Assim, para incentivar a capacitação dos clientes, a Nérus criou um programa de educação à distância. Tata-se de um treinamento de varejo contemplando seus principais processos em videoaulas expositivas.

Conta também com provas de consolidação de conhecimento e métodos de ensino complementares.

O Nérus EAD entrou em operação no final de 2017 e já acumula alguns casos de sucesso. Veja abaixo um de nossos cases de sucesso e como ele pode ajudar a sua empresa:

Nérus EAD pode revolucionar a gestão do seu negócio!

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Capacitação e Gestão do Conhecimento são hoje poderosas estratégias ofertadas aos clientes Nérus para a operação do ERP rumo ao comando do Varejo.

Conhecimento Nérus para o sucesso do cliente

A Nérus está mudando a forma de disseminar informações sobre os processos do sistema. Nosso curso de varejo potencializa sua utilização, visando a obtenção de melhores resultados por nossos clientes.

Para falar mais sobre esse assunto, realizamos o webinar: Conhecimento Nérus para o sucesso do cliente. Nele, apresentamos o case de sucesso da Editora Dufaux quanto à aplicação das ferramentas de Gestão do Conhecimento Nérus.

Ana Carolina Prado bateu um papo esclarecedor com os funcionários da Editora Dufaux, Sandra Silva e Fabiano Santos.

A Editora Dufaux, cliente Nérus desde 2015, foi impactada pelo turnover no ano de 2017. Isso provocava a perda do conhecimento sobre o sistema e aumento do consumo de suporte.

A revitalização do conhecimento refletiu no depoimento dos funcionários da Dufaux registrado neste webinar, mencionando a experiência positiva quanto ao uso das plataformas Nérus Mind e Nérus EAD.

Com o conhecimento Nérus você terá mais autonomia para a sua operação! Nossas plataformas de conhecimento são 100% gratuitas para nossos clientes, visando a capacitação continuada e disseminação do conhecimento técnico Nérus, facilitando a gestão de pessoas no varejo.

Vantagens

  1. Disponibilidade: Conteúdos disponíveis 7 dias por semana, 24 horas por dia;
  2. Acessibilidade: Acesso sem limitação geográfica de qualquer ponto com acesso à Internet;
  3. Didática: Conteúdos criados com lógica de processos observando a operação do negócio.

Os diferentes formatos e tipos de conteúdo de nosso curso online de varejo promovem a fácil compreensão do Conhecimento Nérus.

Isso inclui:

  1. Um recurso de busca com linguagem natural (estilo “Google” de ser);
  2. A base de conhecimento com informações indexadas do Nérus Mind;
  3. Trilhas de aprendizagem com exercícios avaliativos do Nérus EAD.

Quer saber mais sobre as plataformas do Conhecimento Nérus? Então, entre em contato conosco!

Saiba mais: Clientes Nérus tem conhecimento técnico e gratuito a seu dispor!