O que é outsourcing e porque aderir: 6 vantagens para o setor do varejo

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o que e outsourcing O que é outsourcing e porque aderir: 6 vantagens para o setor do varejo

Você pode estar confuso sobre o que é outsourcing, mas com toda certeza já ouviu falar em terceirização. Bom, de maneira geral os termos são sinônimos. É sobre esse conceito e as vantagens que ele oferece às empresas de varejo que falaremos neste artigo.

Você já sentiu que executa muitas atividades que não tem ligação direta com o seu negócio, mas que são necessárias para a entrega de valor ao seu cliente?

Vamos imaginar que você tenha um e-commerce e ainda faça a gestão de TI da sua loja virtual internamente.

Você acredita que está no controle e que está economizando com isso, mas essa não é a realidade.

Outro cenário …

Você tem uma loja de material de construção, eletroeletrônicos, ou qualquer outro produto que é vendido em loja física, mas é entregue posteriormente ao cliente.

Sua empresa precisa arcar com o custo de um caminhão, manutenção, funcionários, abastecimento, segurança e logística para oferecer esse serviço.

Acredite, você também pode estar perdendo dinheiro e qualidade de entrega.

Nos dois cenários apresentados acima, a empresa de varejo optou por assumir atividades que, claramente, não são seu core business, ou seja, não são o coração do negócio.

Qual é o problema em fazer isso?

Ao adicionar funções secundárias aos processos internos da sua empresa você pode estar perdendo tempo, dinheiro e qualidade de entrega.

É para solucionar questões como essas, que o conceito sobre o que é outsourcing foi introduzido na indústria do varejo.

Leia também: 8 vantagens da terceirização de TI.

O que é outsourcing?

Como citamos anteriormente, outsourcing e terceirização em muitos aspectos, podem ser considerados sinônimos.

Quando abordamos o outsourcing dentro da realidade do varejo, estamos nos referindo ao repasse de atividades que não são o motivo de existência da empresa – mas que são vitais para a entrega de valor ou cumprimento de obrigações – para outras empresas.

Vamos facilitar a compreensão com um exemplo clássico…

Grande parte das empresas de varejo (e de outros setores) terceirizam sua contabilidade porque se trata de um trabalho:

  • extremamente burocrático;
  • que exige conhecimento técnico;
  • necessita de profissionais especializados.

Resumindo, a empresa varejista teria um custo muito alto para manter profissionais de contabilidade dentro de seu espaço e provavelmente não teria uma equipe tão preparada a sua disposição, quanto é possível com a terceirização, correto?

Bom, essa mesma lógica deveria ser usada para outras áreas da empresa, que não são a razão de ser do seu negócio.

Uma loja de eletrodomésticos deveria, idealmente, se concentrar em vender eletrodomésticos.

Quanto tempo você e sua equipe gastam fazendo qualquer outra coisa que não seja vender?

Quanto dinheiro você gasta com atividades que não estão relacionadas a vendas?

Você pode levar um susto se fizer essa conta!

6 vantagens do outsourcing no varejo [ + 4 desvantagens]

Na cultura empresarial atual, há muita discussão sobre a questão da terceirização.

Existem aqueles que acreditam que com a terceirização, os empregos são retirados.

Há outros que acreditam que o outsourcing nas empresas é uma maneira eficiente e econômica de lidar com a gestão de qualidade dos processos necessários aos negócios.

Acreditamos que as vantagens do outsourcing podem ser substanciais – desde economia de custos e ganhos de eficiência até maior vantagem competitiva.

É claro que a terceirização depende de um controle próximo sobre a função terceirizada. A falta desse fator costuma ser um risco comercial em potencial.

Por isso, você deve considerar cuidadosamente as vantagens e os desafios do outsourcing  antes de decidir terceirizar quaisquer atividades ou operações comerciais.

Nossa experiência nos leva a crer que o outsourcing oferece desafios e oportunidades para variados setores da economia. No entanto, neste artigo, vamos nos concentrar em explicar mais detalhadamente as vantagens (e os cuidados)  que o outsourcing oferece ao varejo.

Vantagens do outsourcing

Há muitas razões pelas quais, uma empresa varejista pode optar por terceirizar uma determinada tarefa, um trabalho ou um processo. Por exemplo, algumas das vantagens do outsourcing para o setor, incluem:

1. Diminuição da necessidade de contratação

Quando você opta por terceirização uma função, você para de remunerar um funcionário interno e passa a pagar a empresa terceirizada. Ela por sua vez, contrata os colaboradores que necessitar para a execução da atividade.

Como empreendedor, empresário ou gestor, você sabe como um único funcionário pesa no controle financeiro de uma empresa, imagine toda uma equipe especializada.

Por exemplo, ao invés de contratar profissionais de marketing internos, você pode repassar a função para uma agência especializada.

Resultados?

Você tem a disposição, profissionais especializados, sem o custo de alocação de uma equipe interna. Além disso, economiza um tempo precioso que seria investido nessa função dentro de empresa.

2. Acesso a mais talentos

Ao contratar um funcionário, você só pode ter acesso a um pequeno leque de talentos.

Ao apostar no outsourcing de uma atividade você provavelmente encontrará uma empresa especializada cheia desses talentos, afinal, esse é o core business dela!

3. Foco aprimorado nas principais atividades empresariais

O outsourcing pode liberar sua empresa para se concentrar em seus pontos fortes, permitindo que sua equipe se concentre em suas principais tarefas – como vender – e em sua estratégia – como quanto aumentar de vendas nos próximos meses.

4. Maior eficiência

Escolher uma empresa especializada em um determinado processo ou serviço que você deseja que eles realizem, pode ajudá-lo a aumentar a produtividade e eficiência, geralmente oferecendo produtos e serviço de maior qualidade.

Ao optar pelo outsourcing de transporte, por exemplo, você contará com profissionais especializados em logística, caminhões preparados para manter seu produto em excelente estado e entregadores capacitados e treinados. Tudo isso, sem precisar desenvolver internamente um processo de treinamento e desenvolvimento desse braço da empresa.

5. Custos controlados e reduzidos

A redução de custos obtida pela terceirização pode permitir que você libere capital para investimentos em outras áreas de sua empresa.

6. Maior vantagem competitiva

O outsourcing pode ajudá-lo a alavancar conhecimento e habilidades em toda a sua cadeia de suprimentos

A terceirização também pode tornar seu negócio mais flexível e ágil, capaz de se adaptar às mudanças, condições e desafios do mercado, ao mesmo tempo, em que proporciona redução de custos e melhorias no nível de serviço.

Desafios do outsourcing

A compreensão sobre o que é outsourcing não está ligada apenas às vantagens que sua empresa pode aproveitar, mas também a desafios relacionados à entrega de controle direto sobre uma função ou processo de seu negócio, para terceiros.

Por exemplo, ao optar pelo outsourcing na empresa, você pode ter problemas com:

  1. qualidade na prestação de serviços: ela pode ficar abaixo da expectativa;
  2. falta de flexibilidade: o contrato pode ser muito rígido para acomodar mudanças que aconteçam em seu negócio;
  3. dificuldades de gestão: mudanças na cultura organizacional ou nas políticas da empresa terceirizada podem levar ao atrito com seu negócio;
  4. instabilidade: a empresa terceirizada pode desistir do negócio mesmo que isso leve ao pagamento de multa.

Continue lendo: Vantagens para a empresa na terceirização da folha de pagamento

Agora que você compreende mais profundamente o que é outsourcing e como ele pode impactar seus negócios, talvez seja a hora de buscar por empresas que possam trabalhar junto com a sua. Cada uma com sua especialidade, oferecendo alto valor ao seu cliente e ampliando os resultados de ambos os negócios.

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