Entenda o que é gestão de fornecedores e como gerenciar a cadeia de suprimentos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Imagine a seguinte situação em seu varejo:

Depois de fazer um esforço enorme para captar um cliente, mostrar as vantagens de seu produto para resolver as necessidades dele e, finalmente, fechar um pedido, a entrega agendada não se realiza na data programada.

Por quê?

Simplesmente porque seu fornecedor não cumpriu suas obrigações com sua empresa. Ele atrasou a entrega de alguns itens essenciais para você atender esse cliente no prazo. Além disso, entregou outros itens com especificações erradas e ainda alguns fora dos padrões de qualidade.

Esse é apenas um exemplo de complicações que um mal gerenciamento de cadeia de suprimentos podem gerar para seu negócio. Assim, atrapalhando toda a logística do seu varejo.

Dificuldades de comunicação, problemas de atendimento ao cliente (você!) e assistência técnica de baixa qualidade são outras falhas graves que podem atrapalhar suas operações. Por isso, é importante que sua empresa saiba como conseguir fornecedores de qualidade.

Neste post, você vai entender o que é gestão de fornecedores e como fazer sua seleção e avaliação. Além de outros detalhes importantes para gerenciar a cadeia de suprimentos de seu varejo com a máxima eficiência.

Este post também pode interessar a você: O que é outsourcing e porque aderir: 6 vantagens para o setor do varejo

O que é gestão de fornecedores, afinal?

Para entender o que é gestão de fornecedores, é preciso ter em mente que essa é uma atividade complexa que não termina com a escolha de fornecedores para seu negócio. Na verdade, essa é apenas uma das atividades desse processo de negócios.

Confira esta definição do que é gestão de fornecedores:

A gestão de fornecedores é uma atividade relacionada com o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Ela envolve a seleção e avaliação de fornecedores, a definição dos tipos de fornecedores mais adequados para seu negócio, o gerenciamento do relacionamento com eles e o controle e monitoramento de suas atividades.

Nesse contexto, saber como negociar com fornecedores se torna uma habilidade central para que a empresa consiga bons resultados nessa atividade.

Além disso, é importante notar que muitos fornecedores têm ido além da mera entrega de seus produtos para sua empresa. Eles proporcionam valor agregado ao seu negócio ao auxiliar na gestão de custos de entrega, no monitoramento das encomendas e até dando sugestões de logística ou mesmo auxiliando no gerenciamento de estoques.

Agora que você já sabe o que é gestão de fornecedores, vamos a algumas dicas práticas que você pode aplicar no seu dia a dia.

Leia também: O que é mais importante: especialização em redes de lojas ou o tamanho do fornecedor de software?

Como fazer gestão de fornecedores: 8 dicas práticas

1- Verifique a situação jurídica da empresa

Comece usando sistema de consulta ao CNPJ para se certificar de que a empresa está regularizada junta à receita federal. Veja também se existem problemas de inadimplência, que podem levar a empresa a fechar repentinamente.

Não se esqueça de conferir alvarás de funcionamento e o respeito às leis trabalhistas. Fornecedores com irregularidades nessas áreas já causaram sérios problemas de imagem de marca para várias empresas!

2- Cogite visitar a empresa

Em tempos de internet e transformação digital, visitar pessoalmente seus fornecedores parece algo ultrapassado.

Mas pode ser uma providência interessante para saber se não se trata de um escritório de fachada e mesmo verificar in loco a real infraestrutura da empresa para atender seu negócio.

3- Procure clientes desse fornecedor e referências na internet

Peça ao fornecedor para indicar referências e, além disso, verifique nas mídias sociais e em sites como o Reclame Aqui se existem relatos positivos ou negativos sobre a empresa.

4- Compare cuidadosamente as propostas: não pense só em preço!

Depois de solicitar diversos orçamentos e propostas, compare cuidadosamente o custo benefício de cada fornecedor.

Levar em conta apenas o preço é um erro grave! Verifique a capacidade do fornecedor atender suas necessidades tanto na qualidade dos produtos como nos serviços agregados que comentamos, como logística, atendimento, sortimento, rapidez na entrega etc.

5- Formalize o escopo do fornecimento contratado

Assine contratos formais detalhando os direitos e deveres de ambas as partes. Assim, você se garante no caso de algum problema acontecer.

6- Saiba como negociar com fornecedores

Não apenas os valores pagos, mas as condições de pagamento, parcelamento, data de faturamento, serviços agregados, bonificações por quantidade, assistência técnica e outros benefícios.

Lembre-se: do outro lado há um vendedor que quer conquistar um cliente. Tire o melhor dessa situação, mas sem “espremer até a última gota”. Trate seu fornecedor com um parceiro!

7- Prefira fornecedores socialmente responsáveis

Hoje o consumidor 4.0 se preocupa bastante com as causas que sua empresa defende.E comprar de uma empresa socialmente irresponsável pode ser um risco para sua marca.

Fique atento também a esse ponto.

8- Automatize sua gestão

Por fim, não tem como fazer o gerenciamento da cadeia de suprimentos e a gestão de fornecedores sem ajuda da tecnologia.

Um software ERP para varejo, como o Nérus, é uma solução que integra todas as informações que você precisa em um só lugar.

Assim você sabe quanto vendeu, o que há no estoque, o que foi entregue e o que acabou de ser recebido, o que precisa ser reposto, quais produtos giram mais rápido etc. Dessa forma, consegue gerenciar seus fornecimentos com muito mais facilidade, rapidez e menos falhas.

Ficou claro para você o que é gestão de fornecedores e com implementá-la? Então, aproveite para ver mais algumas dicas neste vídeo do SEBRAE:

Confira em nosso blog: Como o Nérus ajudou a otimizar a operação das Lojas Móbile

Nenhuma outra empresa de software entende tanto dos setores de varejo de Móveis e Eletroeletrônicos, Material de Construção, Moda e Calçados e Autopeças como a Nérus. Use a automação no varejo com o software Nérus. Desenvolvido por varejistas experientes, tem tudo que você precisa.

Ligue agora para um de nossos consultores: (11) 3509-2010.

Quer estar sempre a par das últimas novidades do varejo? Conheça a revista Update. Baixe Grátis Agora!

Leia também em nosso blog: Qual a importância do setor de compras e de sua gestão?