Como uma gestão de clientes pode me ajudar a vender mais?

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O que é mais vantajoso para a empresa: manter os clientes atuais ou conquistar novos?

É claro que, em um cenário ideal, queremos sempre manter nossos clientes e, além disso, conquistar muitos outros.

Mas e se tivermos que escolher entre uma coisa e outra? Pois saiba que conquistar novos clientes acaba custando de 5 a 7 vezes mais do que manter os clientes atuais.

Isso não significa que a empresa não deva desenvolver estratégias para ganhar mercado. Mas apenas aponta para a importância de cativar e fidelizar a clientela e o impacto econômico-financeiro que isso pode trazer no longo prazo.

No artigo de hoje vamos analisar as vantagens de se criar e manter um bom relacionamento com os consumidores por meio das técnicas da gestão de clientes, o chamado CRM.

Você vai saber para que serve um CRM, porque usar um CRM traz resultados e conhecer 3 maniras efetivas de alcançar resultados com o CRM.

Veja mais: Vantagens do CRM para a empresa: proximidade com seus clientes

Para que serve um CRM?

Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português, fundamentalmente se refere ao conjunto de ferramentas tecnológicas que automatizam as funções de contato com o cliente.

Dessa forma, são criados bancos de dados e cruzam-se informações de forma inteligente.

Além disso, podemos dizer que a gestão de relacionamento com o cliente também pode ser vista como uma mudança na atitude corporativa e na própria cultura da organização.

Claro que o maior objetivo é criar uma filosofia de acordo com a qual a empresa compreenda e antecipe as necessidades de seu cliente. Trata-se de um sistema integrado de processos e tecnologia voltados para o foco no cliente.

Se você quer saber mesmo para que serve o CRM, confira 3 ótimos motivos para usar um em sua empresa.

Leia mais: Aproxime dos seus clientes com um software de CRM

1- Conhecendo o cliente

Uma das maiores vantagens de termos uma boa gestão de relacionamento com o cliente é reunir em um único lugar todas as informações relacionadas a cada cliente.

Essas informações podem variar de acordo com a necessidade de cada empresa. Mas, em geral, dizem respeito aos hábitos de compras, comportamento, preferências e padrões.

Esses dados podem ser utilizados para auxiliar o gestor na tomada de decisões importantes para a empresa. Podem, ainda, servir como ampla base de consulta para a equipe de vendas orientar suas estratégias, aumentando a taxa de conversão em vendas.

Clientes em potencial

Além dos clientes já fidelizados, é importante ficar de olho nos consumidores que se encaixam no perfil de público-alvo traçado para os produtos e serviços da empresa.

Um sistema de gestão de relacionamento pode identificar padrões, criando diferentes classificações de clientes em potencial. Isso é importante para identificar em que ponto as vendas vão bem e em quais precisam melhorar.

Podemos pensar, por exemplo, que a conversão em vendas é maior com o público jovem ou, quem sabe, entre pessoas que moram no campo. Conhecer essas informações é extremamente importante para melhorar as vendas.

Veja também: 5 dicas incríveis para fidelização de clientes no varejo

Vendas cruzadas

Se pensarmos em uma pequena padaria, podemos identificar imediatamente uma venda cruzada quando um cliente antigo se senta ao balcão e o dono do estabelecimento serve “o de sempre”.

Para esticar a conversa, o vendedor apresenta um lanche novo semelhante ao que o freguês sempre pede. Em um pequeno negócio local e físico, como uma padaria, não é difícil se envolver pessoalmente com os clientes cativos. Mas em uma loja que vende para todo o país, precisamos de uma ajudinha da tecnologia.

Por fim, só falta ressaltar que o consumidor moderno está cada vez mais exigente não apenas com relação ao preço do produto, mas principalmente no que diz respeito à qualidade do atendimento e à comodidade no momento de realizar a compra.

Sendo assim, o vendedor deve sempre manter o foco no cliente, daí a importância da gestão de relacionamento com o cliente.

Se você acha que já sabe para que serve um CRM, confira mais uma dica. Veja este infográfico que mostra como tomar decisões baseado nas informações do CRM sobre fidelidade e lucratividade de clientes:

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Fonte: Agendor

Você está pronto para aplicar uma gestão eficiente? Tem alguma dica para compartilhar também? Escreva através dos comentários!

Leia também: Como manter um bom relacionamento com o cliente: tudo que você precisa saber para aumentar suas vendas

Agora que você já entendeu para que serve um CRM, que tal conhecer um ERP?

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