Nérus Reports (by Pentaho)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Nérus Reports by Pentaho1 Nérus Reports (by Pentaho)

 

Por que uma nova ferramenta?

Como todos sabem o Nérus mantém total compatibilidade com o SACI até hoje. Isso não é eterno, como já havíamos antecipado. Na versão prevista para meados de 2018 já esperamos diferenças. Essas diferenças estão em diversos aspectos, em especial na questão relatórios.

Desde que a Nérus iniciou suas atividades, temos o compromisso em manter a compatibilidade dos processos  e dados. Os relatórios estão incluídos nesses processos. Contudo, os relatórios prontos (CTRL + L) e os relatórios QSQL apresentam limitações importantes:

  • Formatação pouco elegante (fonte, tamanho, cor, etc);
  • Limitação de visualização em colunas;
  • Desenvolvimento exige conhecimento profundo de SQL;
  • Falta de gráficos ou fotos (produtos por exemplo);
  • Exige que seja executado de dentro do Nérus;
  • Geração de PDF;
  • Visualização limitada (zoom).

Isso não é mais coerente com a visão que temos do Nérus. Para 2018 por exemplo, esperamos apresentar ao mercado nossa primeira versão full web, com todos os recursos migrados para esta nova tecnologia. Precisamos então também pensar em relatórios, dentro de uma nova visão de futuro.

Quais os benefícios esperados?

Em especial, pensamos em mais riqueza nos relatórios, praticidade e recursos que facilitem seu uso, sem acrescentar custos excessivos:

  • Formatação das fontes e do fundo (cor, estilo, tamanho, etc);
  • Inclusão de gráficos e tabelas;
  • Inclusão de fotos;
  • Compatibilidade com a Web (sim, precisamos pensar desde já na web);
  • Open Source (mantemos nossa estratégia original);
  • Facilidade de conversão dos relatórios antigos;
  • Interface amigável;
  • Desempenho para gerar.
Por que incluir relatórios prontos (fixos)?

Além disso, nos deparamos com um dilema antigo. A Nérus sempre defendeu a personalização dos processos dentro da realidade de cada cliente. Personalização e especialização dos processos é chave do nosso ponto de vista. Os relatórios estavam incluídos nesse conceito. Contudo, sempre que entramos num cliente novo ou sempre que temos que comparar resultados de clientes que já usam nossos relatórios, sentimos falta de uma “referência” para comparar estes resultados e para garantir qualidade. Daí, concluímos que precisaríamos de um recurso adicional: “um conjunto de relatórios fixos” (rotineiramente chamados de “book de relatórios”). Esse “conjunto” foi construído e agora vai acompanhar as versões do Nérus, garantindo sua compatibilidade e facilitando tanto o teste das versões quanto a comparação de resultados. Nessa primeira versão, entregamos 47 (quarenta e sete) relatórios prontos. Isso certamente vai aumentar, mas por enquanto já ajuda e acelera muito.

Por que o Pentaho Design Reports?

Analisamos várias tecnologias (geradores internos, Birt, Jasper Reports, Pentaho, etc). Analisamos com profundidade pelo menos 6 tecnologias. Concluímos que queríamos algo:

  • Moderno (com recursos atualizados)
  • Open Source (sem licenciamento)
  • Pronto para Web e para nuvem (imprescindível)
  • Compatível com MySQL (nosso banco de dados prioritário)
  • Pronto para um BI (Business Analytics)

O Pentaho (www.pentaho.com) mantido hoje pela Hitachi, mas com uma versão open source presente nos principais ambientes de cloud computing (incluido a AWS) atendeu a todas as expectativas. Além de rico, flexível e opensource, estava totalmente pronto para ser integrado. Investimos meses, mas valeu a pena. Novo ambiente está bem bacana e irá certamente surpreendê-lo.

Por que colocar dentro do Webdesktop?

Colocamos o Nerus Report (by Pentaho) dentro do Webdesktop. Dessa forma, temos um ambiente integrado com o Nérus, compartilhando todas as diretivas de segurança e, principalmente, na Web. Além de estar oferecendo tudo que esperamos, pode ser acesso de qualquer lugar, sem consumir usuários do Nérus. Melhor ainda, se você está dentro do Nérus, poderá abrir várias abas, com todos os relatórios que precisa acessar, bastando para isso mudar de tela, sem ter que entrar em sair do sistema ou mesmo sem ter que imprimir relatórios para uso temporário. Se preferir, poderá enviar por e-mail, salvar em pdf, salvar em formato excel, html, etc. Trata-se realmente de uma mudança radical em termos de relatórios.

Como faço para usar?

1- Tela de login Nérus

01 teladeloginNerus Nérus Reports (by Pentaho)

 

2- Tela inicial Nérus

02 telainicialNerus Nérus Reports (by Pentaho)

 

3-  Módulo com relatórios fixos

03 modulocomrelatoriosFixos Nérus Reports (by Pentaho)

 

4- Opções de filtro

04 opcoesdeFiltro Nérus Reports (by Pentaho)

 

5 – Tipos de saída

05 tiposdeSaida Nérus Reports (by Pentaho)

 

6- Resultado

06 resultado Nérus Reports (by Pentaho)

 

7- Tela de login WebDesktop

07 teladeloginWebDesktop Nérus Reports (by Pentaho)

 

8- Tela inicial WebDesktop

08 telainicialWebDesktop Nérus Reports (by Pentaho)

 

9- Nérus Reports

09 NerusReports Nérus Reports (by Pentaho)

 

10- Grid Book

10 gridBook Nérus Reports (by Pentaho)

 

11- Resultado e filtros

11 resultadoeFiltros Nérus Reports (by Pentaho)

 

12- Sintético gráfico

12 sinteticoGrafico Nérus Reports (by Pentaho)

 

13- Mais de um relatório aberto

13 maisdeumrelatorioAberto Nérus Reports (by Pentaho)

 

Estamos com um serviço na WEB pronto para ser ligado ao Nérus (ou para quem possuir o Webdesktop). Já temos também um pequeno pacote de serviços para configurá-lo e também para converter os relatórios que quiser. Entre em contato com a Nérus e comece a usufruir já desse importante recurso.