5 dicas de controle de estoque que vão mudar sua forma de trabalhar

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

estoque varejo erp 5 dicas de controle de estoque que vão mudar sua forma de trabalhar

Gerir o estoque é um dos desafios mais antigos no mundo varejista e, mesmo assim, nem sempre é encarado por empresários e gestores como uma atividade importante.

No entanto, saber exatamente quantos produtos você tem no estoque, onde eles estão, há quanto tempo eles estão guardados etc., é essencial.

Assim, você aumentará a agilidade da sua reposição de produtos nas prateleiras, além de evitar as perdas causadas por produtos vencidos ou perdidos no estoque.

Nesse artigo, vamos listar algumas dicas de controle de estoque que podem mudar sua forma de estocar e garantir a diminuição de perdas e consequente redução de custos.

Confira!

Veja também: Você vende o que compra, ou compra o que vende? Aprenda como planejar um estoque

Dicas de controle de estoque que você precisa conhecer

1- Comece com um bom planejamento dos processos

Erros no estoque significam dinheiro perdido: estamos falando de produtos extraviados, vendas perdidas, atrasos na entrega e portanto, queda de produtividade.

Por isso, planeje cuidadosamente todos os processos de entrada e de saída de sua empresa.

Lembre-se ainda que o varejo não é somente compra e venda, temos as devoluções, as transferências, remessas para conserto e assistência técnica, etc.

Em outras palavras, mapeie criteriosamente todas as suas movimentações de estoque.

Após este mapeamento, descreva para cada uma dessas etapas do processo de controle de estoque, se certificando do modo correto que elas serão executadas.

Garanta, assim, que esteja livre de falhas, caso seja realizada da maneira descrita.

2- Treine a equipe exaustivamente

O segundo passo é realizar corretamente os 05(cinco) T’s da área de RH. Treine, Treine, Treine, Treine, Troque!

Somente com uma equipe bem treinada e investimento em capacitação, é que você poderá fazer uma cobrança obsessiva da necessidade da assertividade dos estoques.

Quando todos entenderem a mensagem que você não mais aceitará os erros, a sua vida vai começar a mudar.

Até chegar lá, você terá que treinar e cobrar a exaustão, além de trocar algumas pessoas na equipe que não irão se acostumar com a novidade, e só parar o processo quando isso se tornar um hábito da sua equipe, quando entrar para o que chamamos da “cultura da empresa”.

Confira: Você sabe como evitar ruptura de estoque? Confira nossas dicas

3- Organize a área de armazenamento de seus estoques

A organização dos estoques é essencial para que você tenha um bom controle.

Separe áreas especificas para cada tipo de produto que você trabalha.

Demarque essas áreas com placas de identificação ou faça pinturas nas paredes ou prateleiras. Assim todos vão começar a entender onde guardar cada coisa.

O próximo passo é a identificação de cada um dos locais com nomes, letras ou números.

Assim, você vai poder informar ao sistema o que está guardado e em qual lugar. Esse é um passo enorme pois vai tirar a informação da cabeça das pessoas, além de criar um sistema de armazenamento que todos irão entender e seguir.

Lembre-se ainda que limpar a área de armazenagem dos estoques periodicamente é essencial para liberar espaço e economizar dinheiro.

4- Conheça bem a demanda dos produtos do seu varejo

Saber o tempo que determinado produto está estocado é importante, mas não é o único parâmetro para a organização de um estoque.

Analise a demanda de cada item — como a frequência de saída que ele tem, dias e horários em que são mais solicitados, etc.

Assim você definirá melhor como eles devem ser alocados dentro do espaço disponível  e será possível fazer um planejamento mais adequado de quando esses produtos devem ser recolados.

Leia mais: 8 dicas de controle de estoque para seu e-commerce

5- Invista em tecnologia para otimizar tempo e trabalho

Estamos no século 21, e hoje em dia ninguém mais precisa fazer o controle de um estoque usando papel e caneta, concorda?

A tecnologia existe justamente para deixar o trabalho mais ágil, seguro e barato.

Por isso não deixe de usufruir dos benefícios do código de barra, dos coletores de dados, e Invista fortemente em sistemas de gestão que possam ajudar em todos os processos de armazenagem, desde a separação de itens, controle de movimentação interna e controle de saída.

Um ERP pode ser uma solução ideal para a otimização de tempo e trabalho no seu varejo.


Quer mais dicas de controle de estoque?

Leia também: Problemas com seu controle de estoque? Saiba como mudar essa realidade!


Como está a gestão do estoque da sua empresa? Você utiliza algum software de gestão para melhorar o atendimento do seu almoxarifado? Compartilhe dicas de estoque conosco através dos comentários!

Veja também: 5 passos rotineiros para um estoque preciso

Nérus é um ERP para varejo desenvolvido por especialistas. Dentre as diversas funcionalidades oferecidas para melhorar a administração do seu negócio, a gestão de estoques é uma delas.