O que é giro de estoque em e-commerce? Conceito, importância e como calcular

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Se você é proprietário de um negócio que possui algum tipo de estoque, você deve aprender o que é giro de estoque e como medir esse indicador. Não importa se a sua empresa é física ou virtual.

Inclusive, se você é proprietário de uma loja virtual, saiba que o controle de estoque de e-commerce e a análise do que é giro de estoque se tornam elementos ainda mais delicados para o negócio.

Isso porque se você tem um baixo volume de unidades de uma mercadoria, e um cliente realiza uma compra grande, ou mesmo vários clientes encomendam aquele produto, você pode ficar sem itens para realizar a entrega do que foi comprado.

Nesses casos você pode devolver o dinheiro para o cliente, mas como fica a reputação da sua loja? 

Entender o que é giro de estoque vai garantir que você não fique sem um item importante para suas vendas. Além disso, ao aprender como calcular o giro de estoque você terá maior controle de informações como:

  • o tipo de produto que tem mais saída;
  • quais itens estão com baixa rotatividade;
  • quais mercadorias possuem maior participação em seu fluxo de caixa.

O que é giro de estoque?

O giro de estoque é um indicador de gestão e vendas, que calcula a velocidade com que os produtos que entram no seu armazém, saem do seu inventário.

Se você possui um giro de estoque alto, isso quer dizer que em pouco tempo, um item que você comprou de um fornecedor é vendido.

O objetivo é entender, quantas vezes os produtos de seu estoque são renovados dentro de um período de tempo, por exemplo dentro do mês, do trimestre, semestre ou ano.

Em resumo, o que é giro de estoque indica quantas vezes o estoque de um determinado item foi completamente reposto, dentro de um período “x” de tempo.

Se você identificar, por exemplo, que um item tem um giro de estoque igual a 5 dentro de um semestre, você pode concluir que em 6 meses a mercadoria deve ser reposta, por completo, 5 vezes. 

É importante que você faça essa análise de giro de estoque por tipo de produto, para que você entenda a necessidade de acionar seus fornecedores a tempo de repor o volume ideal antes de alcançar um volume crítico de itens armazenados.

Como calcular o giro de estoque?

Existem duas formas principais de realizar o cálculo do que é giro de estoque:

  • cálculo por unidades de produtos;
  • cálculo por valores monetários.

Cálculo por unidades de produtos

O cálculo por unidades de produto mede quantas vezes um tipo de produto é renovado em um período de tempo, dentro do seu estoque. A fórmula é:

giro de estoque = número total de unidades vendidas / volume médio de unidades em  estoque no período

Por exemplo, se você tem uma loja virtual que vende sapatos em geral, e consegue vender 60 pares de sandália por mês com o estoque médio de 25 pares nesse período, basta dividir:

60/25 = 2,4

Esse valor que dizer que em um mês, ou 30 dias, sua empresa vende todo o seu estoque de sandálias 2,4 vezes.

Para descobrir quantos dias demora para sua loja virtual vender um estoque aplique o cálculo:

1 / 2,4 x 30 = 12,5

onde

1 / giro de estoque do período x o número de dias do período = número de dias para girar o estoque

Ou seja, você demora 12,5 dias para vender todo o estoque. Com esse dado em mão fica mais fácil se planejar junto aos fornecedores, não acha?

Observação: O resultado desse exemplo é o sonho de toda loja que está começando, não é mesmo?

o que é giro de estoque 2 1 1 O que é giro de estoque em e commerce? Conceito, importância e como calcular

Cálculo por valores monetários

Você também pode fazer o cálculo do que é giro de estoque a partir do valor médio das mercadorias que estão em estoque no período.e o valor vendido. A fórmula é:

giro de estoque = valor total de vendas / valor médio de estoque no período

Vamos imaginar que você esteja medindo seu giro de estoque de botas, ao invés de sandálias, e usando o método de valores monetários. Considere que você tenha no período o valor de R$ 1.250 e que você tenha vendido R$ 3.000, o cálculo fica:

giro de estoque = 3500/1850

ou seja

giro de estoque = 1,89

Isso quer dizer que seu giro de estoque de botas é de 1,89 dentro do período analisado.

É importante reforçar que esse resultado pode ser negativo e isso indicaria que ainda há estoque do produto ao fim do período analisado.

Leia também: Crise ou a má gestão? Veja um exemplo de controle de estoque mal feito e decida o que leva a isso

Faça o controle do seu estoque: venda mais e gaste menos

O giro de estoque é um indicador de gestão de estoque que avalia, também, o quanto o produto é demandado pelo mercado e o quanto a sua avaliação de capacidade de venda desse item foi correta.

Ter um giro de estoque baixo pode significar que o produto não tem apelo de mercado ou que sua equipe calculou errado a quantidade que deveria ser encomendada ao fornecedor.

Da mesma forma, um giro de estoque alto pode representar que você não fez uma boa previsão de saída do item.

O objetivo do cálculo do que é capital de giro é melhorar então sua gestão de estoque para que você não perca dinheiro de vendas por falta de mercadoria, nem comprometa seu capital de giro com um estoque parado.

A gestão de estoque pode ser realizada usando um ERP especialmente desenvolvido para a gestão do varejo que vai integrar todas as áreas de sua empresa, permitindo um controle efetivo não só de estoques, mas também de vendas, financeiro, promoções, preços e muito mais.

Conheça o Nérus, o software de gestão de varejo de Móveis e Eletroeletrônicos, Material de Construção, Moda e Calçados e Autopeças. Como foi desenvolvido por varejistas experientes, tem tudo que você precisa. Ligue agora para um de nossos consultores: (11) 3509-2010.

Já está mais do que na hora de promover a transformação digital em sua empresa. Baixe nosso e-book gratuito e saiba mais: 5 passos para promover a transformação digital em sua rede.