O novo consumidor e seu impacto na transformação digital do varejo

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56 O novo consumidor e seu impacto na transformação digital do varejo

A transformação digital do varejo já é uma realidade, e uma das maiores provas disso, é o crescimento exponencial das vendas no e-commerce. Como exemplo, podemos ressaltar o resultado Black Friday no Brasil. Neste ano, houve um aumento de 23% em relação a 2017, e superou a expectativa de crescimento de 15% segundo a Ebit|Nielsen.

Diante deste número, levantamos o questionamento: qual foi o fator que elevou o crescimento das vendas neste final de ano? Qual será o impacto disso para o futuro do varejo?

O fato, é que, o consumidor tem papel fundamental nesse resultado. A forma como ele interage com a tecnologia, faz com que o varejo se atualize constantemente. Portanto, é necessário buscar novidades para atrair e satisfazer esse consumidor. Dentre todos os perfis de consumidores, podemos destacar os pertencentes à geração millennials. Estes são os maiores influenciadores deste resultado, por serem os mais conectados e antenados às tecnologias emergentes.

 

Geração millennials? Quais são os impactos do perfil do consumidor moderno no varejo?

A forma como o consumidor interage atualmente com a tecnologia, provocou um crescimento exponencial das compras on-line, criando um impacto significativo nas vendas pelo e-commerce.

Leia também: Benefícios do e-commerce: 5 motivos para integrar a sua loja física às vendas na internet

Conforme mencionamos anteriormente, a geração millennials motivou muito o crescimento tecnológico aplicado ao varejo. Essa geração é composta por pessoas nascidas entre 1982 e 1996, que já iniciaram suas vidas conectadas à tecnologia. Além disso esta pessoas estão diretamente ligadas  a modernidade, e possuem forte poder de compra.

Segundo um estudo realizado pela Accenture, a geração millennials terá um gasto anual estimado em US$ 1,4 trilhões até 2020. Esses resultados, comprovam a necessidade de constante evolução do comércio, buscando a inovação tecnológica para conquistar esse público.

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A era da conectividade: a evolução do antigo varejo

O consumidor moderno está conectado à internet  24h por dia, 7 dias por semana, estando presente nas redes sociais, aplicativos, sites e tantos outros canais, tudo isso, na palma de sua mão através do smartphone.

Para atingir esse público, os varejistas investem cada vez mais no Omni Canal, que integra todos os canais de vendas e comunicação, seja on-line ou off-line. O Omni Canal permite a entrega conteúdos personalizados para os clientes, no lugar e no momento certo para a concretização da compra. Além disso, ele permite a geração de informações preciosas para o varejista, como o perfil do cliente, rotas de compras e muito outros dados e métricas que podem ser cruzados para a criação de estratégias mais assertivas.

 

A tecnologia a dispor do Varejista

O varejista tem à sua disposição, uma infinidade de tecnologias, como os ERPs, a inteligência artificial, dispositivos de reconhecimento facial e de tráfego de calor em lojas, entre muitas outras funcionalidades. Todas elas permitem que o comerciante tenha o controle de suas ações e resultados.

Essa tecnologia analítica e preditiva, ajuda ao varejista a personalizar a experiência de seus clientes, controlar melhor seu estoque, promover melhor suas ações de promoções e vendas, automatizar seus processos, além de muitos outros benefícios.

Portanto, investir em tecnologia no varejo não é mais um diferencial, é uma necessidade de se manter ativo no mercado extremamente competitivo. Com o auxílio da tecnologia o varejista pode melhorar a excelência operacional da sua rede de lojas.  Conquistar bons resultados diminuir as perdas, aproveitando da melhor forma o potencial de seu negócio.

E você varejista? Está preparado para a transformação digital do varejo? O Nérus é um software completo e robusto, que dispõe de muitas funcionalidades que se encaixam perfeitamente em suas necessidades. Além disso, temos uma equipe de especialistas no varejo à sua disposição para ajudar seu negócio a crescer.  

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