Nérus e Venda.la formam joint venture

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Nérus e Venda.la formam joint venture para oferecer novas plataformas de e-commerce

A Nérus Software, especializada em sistemas de gestão de varejo, com matriz em Belo Horizonte (MG), e a Venda.la, desenvolvedora de hubs de integração para e-commerce e marketplaces, com sede em Ribeirão Preto (SP), anunciam hoje (24), em São Paulo, a formação de uma joint venture por meio da qual as duas empresas pretendem expandir imediatamente suas atividades e ampliar a área de operação no segmento do varejo online no Brasil. A Venda.la participou do programa de aceleração da ACE em 2018. Com essa transação a empresa de inovação já acumula 14 empresas no seu portfólio de exits.

Somando expertises em gestão de varejo e tecnologia web, a joint venture oferecerá soluções para a entrada segura de varejistas no e-commerce, atendendo às demandas de todo tipo de operação comercial. Desde microempresas, que atuam na chamada “cauda longa” de produtos de nicho, até a grandes redes de varejo, que desejam abrir operações omnichannel.

A Venda.la traz para a joint venture um bem-sucedido hub de integração com marketplaces, sites e-commerce, gestão logística e ERPs. Da parte da Nérus vem o mais completo ERP para o varejo de móveis e eletro, moda e calçados, autopeças e material de construção. Juntas, essas tecnologias permitirão às redes varejistas abrirem frentes de operação on-line gerenciadas de forma integrada com o varejo físico (off-line), o que significa maior capacidade administrativa e redução de custos.

Vendas on-line: um setor em crescimento

“O e-commerce já representa 6% das vendas do varejo brasileiro e cresce a taxas de dois dígitos por ano, enquanto o varejo tradicional segue o desempenho da economia”, afirma Cleber Piçarro, CEO da Nérus. “Nos EUA, o e-commerce já é 18% do varejo e na Ásia mais do que 20%, e isso indica que esse é um segmento que ainda pode crescer muito no Brasil”.

“Os desafios da venda online são enormes e completamente diferentes do varejo físico”, afirma Melqui Sodré, CEO da Venda.la. “Com essa joint venture, apoiaremos os varejistas para que comecem de forma correta suas atividades on-line, especialmente nos marketplaces, que estão em expansão”, completa. Segundo Sodré, Venda.la e Nérus também atenderão quem já vende hoje online, com foco na melhora de sua performance.

Para Piçarro, as sinergias entre as duas empresas e em conjunto, vão oferecer novas soluções para varejistas que querem entrar com segurança no e-commerce e transformar sua rede de lojas em uma operação omnichannel. De acordo com Cleber, consumidores que encontram marcas operando tanto no físico quanto o digital tendem a consumir até 2,5 vezes mais pela segurança oferecida pela “omni-canalidade”: “O online e offline juntos se reforçam”!

“A Venda.la foi investida pela ACE em 2018, e passou por um profundo processo de mudança em seu produto, modelo de negócios e até mesmo na marca. A fusão com a Nerus vem de encontro à estratégia da empresa em criar uma experiência omnichannel para pequenos comerciantes. Ambas as empresas possuem sinergias visíveis e capturáveis já a curto prazo”, declara Arthur Garutti, sócio da ACE.

“O varejista brasileiro terá a seu alcance uma das mais robustas plataformas de gestão online e offline do país”, afirma Lucas Silveira, sócio da FC Partners e membro do Conselho de Administração da Nérus.

Experiência e resultados

A Nérus soma 28 anos de experiência em softwares para a gestão do varejo brasileiro, com mais de 150 redes varejistas em sua carteira de clientes, espalhados por praticamente todo o território brasileiro. Somente no primeiro semestre deste ano, os usuários do software Nérus emitiram mais de 10 milhões de notas fiscais em todo o Brasil. Esta joint venture é mais um importante capítulo para o crescimento da Nérus que foi investida no final de 2017 pelo Fundo Criatec2, gerido pela Crescera Investimentos, juntamente com seus parceiros, Triaxis Capital e FC Partners.

As operações atuais serão mantidas. O escritório da Nérus em BH, onde trabalham 70 pessoas, está sendo ampliado para acomodar mais pessoas. A Venda.la, em Ribeirão Preto, deverá crescer de 15 para 30 funcionários em um ano. Além disso, a joint-venture abrirá um escritório comercial em São Paulo.

Sobre a ACE

Fundada em novembro de 2012, a ACE nasceu para ajudar empreendedores de alto potencial a transformarem suas startups em negócios de classe mundial. Em quase 7 anos, a ACE cumpriu seu propósito ao oferecer não apenas dinheiro, por meio de investimentos, mas também mentorias com executivos e empreendedores, além de um método de aceleração premiado e customizado, que já produziu 15 exits de startups, como Love Mondays, Grubster, PetAnjo e Hiper, bem como quase 300 empresas aceleradas. Não por acaso, já foi três vezes eleita a melhor aceleradora da América Latina, é parceira exclusiva do Google Launchpad e da Draper Network Venture no Brasil, além de ter sido uma das primeiras investidoras em série do Early Stage no país. Recentemente a ACE avançou para o próximo nível e passou a ser uma empresa de inovação com duas unidades de negócios. ACE Startups é a empresa de investimentos, entrega aos melhores empreendedores uma plataforma com capital, expertise e networking de alto nível, e investe e trabalha junto com as startups em todas as fases do Seed. ACE Cortex é a consultoria de inovação, alavanca grandes corporações ao futuro de seus atuais e novos mercados, constrói e executa junto à liderança e colaboradores, estratégias de inovação que obtém resultados reais.