Você vende o que compra, ou compra o que vende?

Você vende o que compra, ou compra o que vende?

5 1 Você vende o que compra, ou compra o que vende?

 

 

Como você planeja seus estoques? Um dos setores mais importantes do varejo é o setor de compras. Isto porque a atividade principal do varejista é adquirir produtos que serão ofertados aos seus clientes. A lógica portanto nos diz que conhecer o perfil do cliente é essencial para comprar bem e assim ser premiado quando o cliente lhe dá a preferência de compra, reconhecendo que a loja fez um bom trabalho na escolha do mix de produtos corretos. 

Quando se fala de varejo, portanto, é necessário entender o processo de gestão de compras no dia a dia. Por isso deve-se refletir: “Você vende aquilo que foi comprado? ou Você compra aquilo que for vender?”. Ou seja, você atua de forma ativa em relação às demandas e os resultados que deseja atingir ou age de forma reativa?


 

Mas, como fazer um bom planejamento?

 

Não existe uma receita ou forma única, você deve atuar efetivamente nestes 3 pilares:


  • Pessoas: Os conceitos precisam estar claros, e serem praticados por todos os envolvidos na empresa.
  • Processos: Precisa ser simples e eficiente, e todos precisam conhecer e respeitar o processo para ter sucesso.
  • Sistemas: Para dar suporte a este processo, precisamos de sistemas que nos ajudem a acompanhar a execução do plano, e sinalizar os ajustes necessários.

O Varejista tem em sua essência, o “comprar” e o “vender”.  Ele conhece o seu cliente, sua loja, seus fornecedores. O desafio é como crescer, como ser eficiente, como dar mais lucro, mas sem perder esta identidade. Ele precisa de pessoas capacitadas nos processos-chave da empresa para conseguir melhores resultados. Não apenas nos processos de vendas, mas também nos processos de compras e abastecimento de lojas. Sem as pessoas, nem com os melhores processos e sistemas você terá sucesso. Por isso, tenha em mente que, o processo de planejamento passa por 2 momentos:


Planejamento Inicial:

-Definição da estratégia (o papel das categorias)

– Projeção de demanda e Plano de Vendas

– Definição de Métricas de Vendas, Margem e Estoques

– Políticas de Estoque e Plano de Compras

Acompanhamento e Revisão do Plano

– Acompanhamento das vendas e margens

– Níveis de estoque e recebimentos

– O processo de OTB (Open do Buy)

– Ajustes (Plano de Ação)


Por isso, você deve conhecer muito bem o OTB (Open To Buy). Não sabe o que é? Fique tranquilo que nós da EAC em parceria com a Unous realizamos um Webinar totalmente gratuito sobre o tema. Nele abordamos os principais problemas de compras enfrentado pelo varejo, e a partir disso, mostramos como algumas empresas já se beneficiaram de uma gestão eficiente de compras, garantindo uma redução da ruptura com o menor estoque possível.  Clique aqui e faça seu cadastro no próximo webinar


Veja o webinar completo:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading...
Facebook Messenger for Wordpress