A tecnologia – Protagonista do novo varejo

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Os varejistas estão compreendendo melhor as mudanças no comportamento do consumidor e adaptando suas estratégias ao novo mercado que é definido por lojas que são agora locais de experimentação, descoberta, exploração, e que eliminam as fronteiras com o digital, e por isso, precisam oferecer expertise, conhecimento de causa, para justificar o tempo dos clientes.

Dessa forma, o varejo é agora omnichannel e os consumidores digitais, chamados de omnishoppers, são parte de um novo padrão de comportamento de consumo, definidos por conhecerem globalmente o mercado e compararem todas as possíveis vantagens oferecidas pelas marcas.

Esse cliente além de estar já acostumado com recursos que uma loja física oferece, como>atendimento personalizado e entrega imediata do produto, já também está familiarizado à rapidez e à quantidade de ofertas da internet.

Uma pesquisa feita com 6.000 clientes e 500 executivos do segmento revelou que um terço das pessoas prefere qualquer coisa a ter que ir a uma loja física para fazer compras. Algumas expectativas dos consumidores em relação às lojas são:

-possibilidade de verificar a disponibilidade de um produto antes de ir ao estabelecimento;
entrega dos produtos comprados no mesmo dia;
-possibilidade de tocar e sentir a mercadoria;
-ganho de pontos de fidelidade por gastar tempo na loja e revisitá-la;
-consulta prévia a especialistas do estabelecimento para atender às suas necessidades;
-descontos com funcionários da loja.

Como a transformação digital no varejo pode satisfazer os novos consumidores?

A tecnologia e a transformação digital são alternativas para a melhoria da experiência do consumidor nas lojas físicas. As pesquisas mostram que:

  • Mais da metade das pessoas que frequentam redes de lojas que aderiram à transformação digital, mostraram-se satisfeitos e fiéis.

A inteligência artificial e Big Data também estão sendo usados como artifícios para criação da experiência de compra personalizada do cliente na loja física, e-commerce ou outro canal, o que consequentemente aumentará a fidelização.

A robótica chega mais barata e humanizada ao varejo. Seja para a vigilância e monitoramento ou para primeiro atendimento ao cliente, entre outras aplicações.

Outra tecnologia que vem ganhando grande destaque é a realidade virtual. Ela vem sendo utilizada como estratégia transformadora, inclusive para os canais de e-commerce. O e-commerce se consolidou como peça chave da transformação do varejo, agregando, cada vez maiores parcelas nas vendas totais.

Softwares que fazem a gestão de todo processo e redes de loja do varejo, e possibilitam a unificação e otimização das informações dos consumidores são grande aliados destes varejistas. Exemplo disso é o processo de precificação através de promoções dinâmicas conforme variáveis definidas, como horário, estoque, dia da semana que define padrões e através da Inteligência artificial promove e a alavanca as vendas utilizando o que há de mais moderno em “Machine Learning”, ou seja o aprendizado automático, o reconhecimento de padrões e da teoria do aprendizado computacional em inteligência artificial.

Estudo classifica o digital é o “novo básico” do varejo

A consultoria nacional E-Consulting Corp. realizou um estudo com grandes empresas do varejo e analisaram quais são os destaques no setor quando falamos de Transformação Digital. Não é só adquirir novas tecnologias. É saber adotar”, diz Daniel Domeneghetti, CEO da E-Consulting e responsável pelo estudo “Régua da Transformação Digital no Varejo”.

A pesquisa afirmou que a transformação digital é o “novo básico” do varejo. E dentro de algum tempo o e-commerce não será mais vanguardismo. “O digital é o novo básico para o varejo. Por isso, a inovação estará ligada em trazer estes benefícios no dia a dia e no relacionamento com o cliente. E essa virada vai acontecer por meio de novas competências, como prototipação, design, experiência de compra, jornada, experimentação, analytics, Big Data, cloud, as a service, conexão, simultaneidade, algoritmos, colaboração e integração”, pontua o executivo.

A Netshoes foi considerada a organização com mais evidências e elementos ligados à Transformação Digital, por sua atuação em marketplaces B2B, Blockchain em seu modelo de gestão, ofertas e serviços nativos digitais com foco na melhor jornada de compra do consumidor e inserir inovação colaborativa.

A Netshoes vem seguida por B2W, Home Refil, Supermercado Now e Grupo Pão de Açúcar – GPA .

Com uma estratégia bem definida, a tecnologia é a única forma de atender à todas essas expectativas do consumidor moderno. Além de ser a alternativa para acertar no uso de ferramentas, recursos e plataformas corretas.

 


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O varejo é agora omnichannel e os consumidores digitais são parte de um novo padrão de comportamento de consumo. A tecnologia é a única forma de atender à todas essas expectativas do consumidor moderno, e acertar no uso de ferramentas, recursos e plataformas corretas.
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