Como o Nérus ajudou a otimizar a operação das Lojas Móbile

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

30 Como o Nérus ajudou a otimizar a operação das Lojas Móbile

O varejista enfrenta diariamente os desafios do mercado, muitos deles devido às especificidades nos processos de seu segmento de atuação.

Eduardo Leandro, Gerente de TI nas Lojas Móbile, nos contou como o Nérus ajudou a Móbile a melhorar a operação da rede de lojas.

O Grupo Mobile é uma empresa associativista, criada por empresários moveleiros, para atender diversas demandas de seus associados tais como: armazenar produtos exclusivos e negociados diretamente com fabricantes parceiros, gerenciar a logística de entrega e montagem das vendas realizadas, além de dar apoio em relações comerciais, como a prestação de assistência técnica dos itens vendidos.

O Nérus permite às Lojas Móbile a integração total de suas atividades, criando uma visão única de todos os indicadores e apoiando em diversos pontos importantes da nossa operação e gerenciamento. Citarei aqui apenas alguns pontos que considero os mais importantes:

Muti-empresa

A rede de associados, atualmente dispõem de 52 pontos de venda distribuídos na Grande BH, se dedicando a atender as necessidades do varejo de móveis. Esses pontos de venda, são compostos por 13  grupos econômicos diferentes, que chamamos de grupo de lojas, que são administrados de maneira independente por cada associado, mas compartilham toda uma estrutura de retaguarda fornecida pela associação. Assim os lojistas associados são responsáveis apenas por vender os produtos, e toda a parte de compra, estocagem, separação, entrega e montagem e assistência técnica dos móveis estão a cargo da estrutura da associação.

O conceito multi-empresa nos permite utilizar uma base de dados centralizada para todo o grupo, compartilhando os cadastros básicos unificados (produtos, clientes, fornecedores, etc..), e mantendo a administração financeira e as vendas independentes para cada um dos associados que só enxergam o desempenho do seu grupo econômico.

Os relatórios de vendas e financeiros, são disponibilizados na internet para todos os usuários do sistema através da plataforma Nérus Webdesktop, e podem ser acessados de qualquer computador através do browser.

Vertical

Nos pontos de venda dos nossos associados também são realizadas vendas do estoque da associação. Nestes casos, que tem a responsabilidade da entrega e montagem é a própria associação do grupo. Para orquestrar toda a dinâmica de reserva  e compra da mercadoria da associação entra em campo o software Nérus.

O Nérus se encarrega de toda a parte processual, burocrática e fiscal da operação. Dessa forma, os lojistas visualizam a venda de maneira transparente como se o produto já estivesse em seus estoques. Por trás das cortinas, o Nérus se encarrega de comprar o produto na associação, fazer toda a logística de separação, emitir a nota de venda, comandar a entrega do produto e fazer a entrada fiscal na loja do associado, além de emitir a nota contra o cliente do associado e finalmente comandar a entrega ao consumidor final. Todo este processo é comandado nos bastidores pelo Nérus. Tudo parece muito fácil para o associado, que só vende e acompanha a entrega ao seu cliente final, mas na verdade existe um grande trabalho de processos, software e pessoas trabalhando na retaguarda.

Toda essa orquestração de fluxos e processos de mercadorias e notas fiscais entre associados do grupo e seus clientes é denominado na Nérus como Módulo Vertical. A implantação deste módulo, integrando a associação a seus associados, se tornou essencial para garantirmos a eficiência da operação da rede e termos ganho de escala, reduzindo estoques, otimizando logística de entrega e montagem.

WMS

WMS é a sigla para Warehouse Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, em português. Este sistema é peça fundamental da cadeia de suprimentos, e outro ponto importante no apoio de todos os processos. O Nérus WMS comanda todas as movimentações dentro do armazém (recebimento, guarda, separação, conferência, inventário, etc…)  e para isso, cada produto possui dados logísticos de suas dimensões (altura, largura, comprimento, peso, lastro, camada, etc..).

Para localização correta das mercadorias dentro do Centros de Distribuição (CD) é necessário criar métodos ou sistemas de localização de estoque que indiquem a posição das mercadorias no armazém e permitam o rastreamento dos produtos. O endereçamento é o sistema de mapeamento que estabelece a localização dos produtos, dividindo o armazém em avenida, rua, número e apartamento, com uma organização semelhante à de uma cidade. Ou seja, cada apartamento, com suas dimensões definidas, corresponde ao local onde um palet pode ser armazenado.

A partir daí, podemos automatizar, através de processos, toda a parte de recebimento, conferência, armazenagem, inventário de cada um dos milhares de produtos que trabalhamos. Cada produto é endereçado de maneira automática com controle de tarefas de movimentações até o endereço do produto.

As cargas são organizadas conforme as rotas de cada cliente, os itens são separados com identificação personalizada por etiquetas para cada volume que compõe os itens do romaneio do cliente. Por fim, o coletor do Nérus WMS Mobile confere cada volume que compõe o pedido do cliente, gerando confiabilidade total do processo.

O Nérus ainda possui o aplicativo de celular (Nérus app), que nos permite o controle da conclusão das entregas e montagens. O app pode ser acessado por cada profissional destas áreas, possibilitando a identificação em tempo real da conclusão de cada etapa.

Outros recursos

Contas a Pagar, Financeiro, DRE

Com os recursos já disponíveis no Nérus, orientamos os nossos associados a realizarem os lançamentos de contas a pagar, a receber e fazer o acompanhamento das contas correntes no financeiro, possibilitando que ele mesmo analise ao fim de cada mês os demonstrativos de resultado (DRE). O DRE já é uma realidade dentro do conceito implantado para todos os associados na utilização do Nérus. O que confere segurança a gestão dos lojista. O próximo passo será a contabilização automática dos eventos, diminuindo o retrabalho contábil da associação.

Quer saber quais as soluções Nérus para o seu negócio? Entre em contato com um de nossos especialistas em varejo: http://nerus.com.br/contato.html