O que é mais estável: computação em nuvem ou estrutura própria?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

 

 

18 1 O que é mais estável: computação em nuvem ou estrutura própria?

Devo ir para a nuvem ou investir em mais estrutura própria? Essa é uma dúvida que todo gestor de TI de redes de varejo enfrenta um dia ou outro. Bem, aqui vai uma informação para os indecisos: o mercado da nuvem é um dos que mais cresce no mundo.  De acordo com o instituto de pesquisa em tecnologia Gartner, o mercado de nuvem deve crescer 38% em 2018 e, de acordo outro instituto, o IDC, 80% das empresas de tecnologia estarão na nuvem até 2020 (veja artigo do Valor Econômico). E essa tendência indica uma coisa: a nuvem é “o lugar” para quem busca redução de custos, estabilidade e segurança de dados e facilidade de operações.

A nuvem está crescendo porque vários dos preconceitos que a cercavam começaram a cair por terra. A AWS, a maior provedora de computação em nuvem do mundo de quem a Nérus é parceira estratégica, garante uma estabilidade de 99,9999% (isso mesmo, 4 noves depois da vírgula). Por isso, a AWS tem atraído desde empresas pequenas até gigantes, como a Netflix, que concentra na AWS todos os seus arquivos e seu banco de dados de clientes.

Outro fator que tem arrastado cada vez mais empresas para o mundo cloud é a questão dos custos. Isso porque ao migrar para a nuvem as empresas (incluindo as redes varejistas), podem abrir mão de grande parte de sua estrutura fixa de servidores e outros equipamentos caros de comprar e de manter. Não é só o custo da aquisição de equipamentos que entra na equação: há ainda a instalação, manutenção e renovação. Quem vai para a nuvem “esquece” tudo isso, e conta sempre com uma estrutura atualizada constantemente. Já parou para pensar quanto de seu orçamento vai para este tipo de investimento?

A Nérus sabe bastante sobre a nuvem porque é parceira certificada da AWS. E podemos ajudá-lo a tirar todas as dúvidas que você ainda possa ter sobre essa ferramenta que está revolucionando a vida dos TIs do mundo.

No dia 19 de junho, terça-feira, realizamos mais um webinar da Nérus. Esta edição foi apresentada por nosso CEO, Cléber Picarro, que conversou com prospects sobre Varejo na Nuvem. Cléber fez um comparativo entre servidores locais e a nuvem, falou sobre os benefícios e como funciona o processo de migração e custos. Quer saber mais sobre? assista o webinar completo:

Clique aqui e leia também: Inove com baixo custo, com ajuda da nuvem